sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Por onde anda este Jogador: Gentil




Gentil (Érico Cardoso / Água Quente)
Gentil foi um zagueiro do tempo que o amor pelo Futebol era coisa de outro mundo, na época que o povão, tanto da sede quanto da zona rural, aglomerava-se nas laterais do campo de terra para prestigiar e vibrar com o espetáculo. Gentil, mais conhecido por Gentilão, nasceu em Érico Cardoso (antiga Água Quente), faleceu e foi sepultado no mesmo Município. Jogador de altura mediana, forte, dentro de campo chegava junto, marcação em cima, no linguajar do esporte: bruto. Foi titular da Seleção de Água Quente, mas o time que ele defendia na cidade era o Vila Nova. Na foto, Gentil entraria em campo em jogo pela Seleção local, o Campo era o do Barreiro Fundo (hoje se encontra o hospital). Além da marcação pesada, outra marca desse zagueiro era a forte cabeceada, com as suas cabeceadas ele conseguia jogar a bola na área adversária. Teve um período que ele mudou para a cidade de Brumado, jogou um bom tempo pelas equipes de lá.

História de jogo

Partida entre a Seleção de Água Quente versos a Seleção de Paramirim, a dupla de zaga era Dormário e Gentil, o campo, o da Lixa, Água Quente marcou um a zero, Paramirim cresceu no jogo. Dormário combinou com Gentil, a bola vinha e ele cabeceava para o lado, gentil levava ela até a beirada do campo e sentava o pé, a bola se perdia no mato, lá para o rumo da lagoa, demorava de voltar. O importante era a vitória. O torcedor de Água Quente gritava: “Bola para o mato, porque o jogo é de campeonato!”. Como a partida tinha apenas duas bolas, uma de cada equipe, porém neste jogo só ficou com uma, porque a outra um rapaz de Água Quente se encarregou de sumir com ela, desta forma o jogo foi se arrastando ao fim, a bola ficou mais fora de campo do que em jogo. Água Quente venceu por um a zero, mas a torcida de Paramirim não perdoou, começou a vaiar a equipe rival e a chamar os jogadores da mesma de índios.

Ele foi do tempo em que havia rivalidade no nosso futebol, o público participava em massa.

Se você conheceu, ou jogou contra ou ao lado de Gentil, deixe aqui o seu comentário. Se tiver alguma história e queira deixar registrada, o momento é agora, o lugar é aqui.

3 comentários:

  1. Olá Bill! Tudo bem?
    É bom demais relembrar. E acrescentando ele também era popularmente conhecido como GENTIL DE MELÂNIA, apesar de “bruto” na defesa do seu time de futebol, fora de campo, ao contrário, era de finíssima educação no trato com as pessoas.
    No livro “Água Quente, sua história, sua gente e seus Encantos” o autor relata um caso bastante interessante e hilariante da época: Quanto ele (GENTIL) foi fazer os exames para adquirir a Carteira de Motorista, perguntaram-lhe: Qual o seu nome? Gentil de tal; Qual o nome da mãe? Melânia de tal; Qual o nome do pai? Não tenho “SOU FILHO ÚNICO!!!
    Rubens do Carmo de Souza

    ResponderExcluir
  2. nome: Antonio Luiz Cardoso Tanajura
    email: antonio.tanajura@bol.com.br
    mensagem: Eu o conhecí e joguei poucas vezes contra ele. Era um
    Zagueiro durão e eu
    como era franzino procurava ficar longe dele, mas ficava na vontade de dar-lhe uma porrada, mas eu o temia devido aquele
    corpanzil que eu via pela frente.
    Ainda bem que ele era zagueiro e eu também, ficávamos de lados opostos.
    Que Deus o tenha.

    ResponderExcluir
  3. Olá Bill.Quando criança em outrora Água Quente e acompanhando meu pai Antônio Preto nos jogos, assisti varias partidas sensacionais da dupla.Gentil grande amigo, zagueiro firme que marcou época na região, dono de um testada forte e imbatível nas bolas altas. Que Deus lá no Céu continue lhe abençoando e as novas gerações de Érico Cardoso não o esqueçam.Abraços; Sonzinho de Tõe Preto.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário